segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O cangaceiro "Fuxico" ou "Mexirico"

Por: Rubens Antonio
[Rubens+2.jpg]

O cangaceiro “Fuxico” ou “Mexirico”, de nome José Francisco, ficou famoso no bando de Lampeão, ganhando, inclusive, seus apelidos, por ser um dos maiores levantadores de intriga.

Suas intrigas levaram, inclusive, a um aborrecimento de Maria Bonita com o cangaceiro Gitirana.


Lampeão chegou a se irritar com o verdadeiro tumulto de fofocas que começaram a importunar o bando, minando sua unidade por dentro.

Em aproximadamente junho de 1939, conseguindo escapar ao cerco das volantes aos últimos cangaceiros, no nordeste da Bahia, o cangaceiro “Fuxico” ou “Mexirico” seguiu em direção ao sul baiano.

Abrigando–se em Ilhéus, manteve seu aparato e começou a agregar armas, tentando iniciar atividades na zona rural daquele município. Na tentativa de conquistar aliados e formar um bando, acabou dando indicadores da sua "experiência anterior".

Denunciado, foi preso em junho de 1940, na Fazenda Riacho de Areia, e levado para Salvador, Bahia.

ADENDO

Muito obrigado professor Rubens Antonio, por estes excelentes artigos sobre os cangaceiros do Nordeste. Fico aguardando mais publicações.  


Um comentário:

  1. Pessoal, sou admirador do cangaço ha 40 anos, leio muito, e gostaria de informar que tive noticias que esse cangaceiro morou em T.Otoni MG. Não sei se a noticia procede. Obrigado.

    ResponderExcluir