Por José Mendes Pereira
Colégio Diocesano Santa Luzia
Nos anos 60, 70, 80... do século XX, os dois colégios mais famosos de Mossoró eram: Colégio Diocesano Santa Luzia e o Colégio Estadual Jerônimo Rosado.
Colégio Estadual Jerônimo Rosado
De um lado, a
grande "NATA GROSSA" de Mossoró, o Colégio Diocesano reinava muito,
porque a maioria dos alunos era de classe alta. E do outro lado, a grande massa
pobre, estudava no Colégio Estadual Jerônimo Rosado, mas apesar da pobreza, nós
éramos felizes.
Quando os dois colégios se enfrentavam nos jogos olímpicos, ou mesmo para divertir os estudante tanto de um lado como do outro, e o time do Colégio Estadual Jerônimo Rosado fazia um gol, a torcida do Estadual delirava, e não perdoava, cantando aquela música "Replay" do Trio Esperança que fora gravada na década de 70.
Era a melhor maneira para a pobreza vencer a riqueza, e fazer com que os ricos do Colégio Diocesano Santa Luzia baixassem as suas cabeças. E com um gol feito, a galera gritava e cantava a música Replay:
É gooooool!
De felicidade!
É goooooo!!
O meu time é a
Alegria da cidade!
De felicidade!
É goooooo!!
O meu time é a
Alegria da cidade!
O mais interessante, foi que nunca houve nenhuma agressão física com nenhum aluno dos dois colégios, porque a rivalidade era apenas nos jogos, e não rixas pessoais.
Quem estudou lá no Diocesano e Estadual nos anos 70 lembra muito bem disso!
ADENDOS:
Dr Lima lá da cidade de Cruz no Ceará disse o seguinte:
Dr. Lima e Lúcio Nascimento
Meu Amigo Professor Mendes:
Relembrar fatos do Diocesano é reviver a nossa história. O governador Cortês Pereira quando fez a inauguração da reforma da Escola Estadual, como era conhecido a Escola Senador Dinarte Mariz disse; "Encontrei esta escola com suas janelas chorando lágrimas de vidro, mas, hoje, elas sorriem com a beleza de suas vidraças".
Em 1970, nas Olimpíadas Estudantis, o Diocesano foi campeão por antecipação. Mas, para cumprir tabela jogou a final contra o Estadual na quadra da ACDP. Eu estava presente. O Estadual goleou o Diocesano: 9x0. Logo o Diocesano foi apelidado de Diocezero.
A Professora Mundinha mandou fazer as blusas de Tricampeão. Na Serigrafia trabalhava um estudante do Estadual. Ele usou uma astúcia. Na blusa tinha a frase: Tricampeão 1970. Ele escreveu o 9 e 0 em negrito. O 1 e o 7 com letra fina. Depois que receberam e distribuíram as blusas, foi que perceberam a alusão que ele tinha feito aos 9x0. Mundinha ficou uma fera. Eu era aluno do Ginásio Centenário de Mossoró que funcionava anexo ao Diocesano.
E o empresário Raimundo Feliciano disse o seguinte:
Raimundo Feliciano
Zé Mendes, uma vez, não sei bem o ano, o Colégio Estadual foi campeão, e eu fiz parte desta equipe. Após a vitória, nós saímos em (passeata do bem) passando em frente ao Diocesano, cantando assim:
"O DIOCESANO QUERER SER CAMPEÃO,
É OU NÃO É PIADA DE SALÃO?"
Velhos tempos, belos dias.
Não menosprezando as outras, mas uma das melhores escolas pública de Mossoró e mais estruturada é a Escola Estadual Jerônimo Rosado ao lado do Colégio Diocesano Santa Luzia.
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário