quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

BATALHA BATALHANDO

Por Clerisvaldo B. Chagas, 19 de dezembro de 2016 - Escritor Símbolo do Sertão Alagoano - Crônica 1.610

Lembro-me perfeitamente quando há trinta anos, chegávamos à cidade de Batalha, a pé, descendo pelo rio Ipanema. Paramos na CAMIL, telefonamos para casa, de orelhão, e fomos descansar e beber em baixo da ponte daquele rio, para continuarmos a jornada até o município de Belo Monte. Essa pesquisa deu origem ao livro “Ipanema um Rio Macho”. Tempos depois a CAMIL passou a ser CAMILA, fechou e quase recentemente reabriu.

CARAVANA DE EQUIPAMENTOS. Foto: (Ascom/Seagri -  Divulgação)

Vejamos a notícia da Agência Alagoas de 17.02: “Distribuídos em seis carretas, foram entregues no final da tarde desta sexta-feira (16), equipamentos como uma unidade de produção de leite, uma fábrica de leite condensado e doce de leite, além de uma máquina industrial para empacotadora de leite em pó, uma transformadora de bandejas”.

O material veio para a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), com sede em Batalha, como novos equipamentos para a reabertura da antiga fábrica CAMILA. Com investimentos de R$ 20 milhões, o parque industrial vai gerar 300 empregos diretos no semiárido, em destaque na Bacia Leiteira, fortalecendo assim a cadeia produtiva do leite. O Parque Industrial que irá funcionar a partir de 2017, teve investimento do governo federal e governo estadual.

“A CPLA, além de absorver mão de obra da Bacia Leiteira do Estado, também vai ter capacidade para consumir, inicialmente, 200 mil litros de leite por dia”.

“Com essa nova estrutural de produção, a CPLA terá um dos maiores parques industriais do Nordeste na produção de produtosderivados do leite”, afirmou um político alagoano”.

Fonte: (Agência Alagoas – 17.12.2016). Adaptado.

O município de Batalha está localizado no Médio Sertão Alagoano e, juntamente com seus vizinhos Jacaré dos Homens e Major Isidoro, lidera na questão de leite entre os membros da Bacia.

Sem dúvida alguma, notícias iguais a esta são as que deixam o povo alagoano contente pelo emprego e renda que se ampliarão pelo solo sertanejo.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário