Cruz. Terça-feira, 26, a Prefeitura Municipal de Cruz, através da Secretaria de Saúde representada pelo Secretário Dr. Reginaldo Alves das Chagas e com a articulação da Nutricionista Sara Albuquerque realizou o 1º Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional de Cruz que tratou do uso de defensivos agrícolas no município.
Prefeito Adauto, Sec. Saúde Reginaldo, Sec. Agricultura Carlão e Sec. Meio Ambiente Ricardo |
A abertura contou com a presença do Prefeito Municipal Adauto Mendes, os Secretários Municipais de Educação Professor Pedro, Meio Ambiente Ricardo Leite, Agricultura Carlos César, Ação Social e Primeira Dama Andreia, Lideranças Comunitárias, Agricultores, Agentes de Saúde, Presidentes de Associações, Presidente da Federação das Associações Comunitárias do Município de Cruz, Vereadores Chiquinho Sousa e Abimael, diretores de escolas da rede municipal e a Diretora da Escola Estadual São Francisco Professora Nágila Ribeiro.
A Secretário Carlos César falou sobre a importância de se produzir sem o uso de agrotóxicos. O Secretário do Meio Ambiente Ricardo Leite ressaltou a importância de preservar o Meio Ambiente para as futuras gerações.
O Secretário de Saúde Dr. Reginaldo destacou a importância da produção de alimentos sem agrotóxicos para prevenir a saúde da população e acredita na parceria com os Agentes de Saúde, lideranças comunitárias e órgãos públicos para conscientização da população sobre Segurança Alimentar. O Dr. Antônio Fernando Filho da Vigilância Sanitária falou sobre a contaminação dos alimentos por agrotóxicos. O Engenheiro Agrônomo José Marques da EMAERCE expôs sobre a realidade da agricultura municipal de Cruz com destaque para a produção de castanha de caju, mandioca, milho e feijão. O Engenheiro Agrônomo Hermínio José Moreira Lima apresentou alternativas de controle natural de pragas e doenças na lavoura. O Dr. Daniel Aguiar da Agencia de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará – ADAGRE, abordou a questão do retorno das embalagens de agrotóxicos e descreveu sobre as leis que regulamentam o uso dos defensivos agrícolas e a ação de fiscalização.
O fórum aconteceu no Auditório Municipal e teve início às nove horas e encerramento às dezesseis horas. Contou com a presença de 130 participantes da sede e da zona rural.
Vários quites de EPIs foram sorteados entre os participantes do fórum e com almoço por conta dos promotores do evento.
Com este evento, que foi considerado de grande importância para a Segurança Alimentar do município, espera-se que a população torne-se mais consciente sobre a importância da prática de uma agricultura saudável usando produtos alternativos para o controle de pragas sem o uso indiscriminado de venenos que poluem o Meio Ambiente e prejudicam a saúde da população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário