segunda-feira, 16 de maio de 2016

CRUZ, UM MUNICÍPIO PROGRESSISTA E HOSPITALEIRO




Cruz. O Município de Cruz, com 334 Km², 25.000 habitantes, foi instalado no dia 1º de janeiro de 1986, quando foi desmembrado do Acaraú em plebiscito realizado no dia 08 de janeiro com publicação no Diário Oficial aos 14 de janeiro de 1985, com Lei Estadual 11.002.
Lutar pelo desenvolvimento do município e da melhoria da qualidade devida de seu povo trabalhador tem sido a meta de seus administradores: Jonas Muniz (João Muniz Sobrinho) (1986/88), (1993/96) e (2005/2012); Antônio Raimundo (Antônio Raimundo de Araújo Neto) (1989/92); Manoel Israel (Manoel Nelson Silveira) (1997/2004) e Adauto Mendes (Odair José Mendes de Vasconcelos) (2013/2016).          

Acesso com Estradas Asfaltadas: Bela Cruz a Cruz; Cruz a Jijoca de Jericoacoara; Cruz a Acaraú e Cruz ao Aranaú. Estradas municipais empiçarradas, prédios escolares, postos telefônicos e torres para celulares, telefonia fixa rural e urbana, poços profundos, sistemas de abastecimento de água rural e urbano, quadras de esportes cobertas, Centro Administrativo, Hospital Municipal   e Postos de Saúde, postos dos Correios, eletrificação rural e urbana, conjuntos habitacionais, presidio, matadouro público, praças, repetidora de Tv e Agência Bancária são algumas das muitas realizações que se concretizaram nestes 30 anos de emancipação política.
Algumas construções, que estão sendo realizadas, atualmente, fazem parte de uma elite de obras que todo administrador gostaria de construir em seu município, mas, que tem sido peculiaridades quase que exclusivas do município de Cruz:

1)    Abastecimento de Água - Construção de 14 sistemas de abastecimento de água do Programa Água para Todos do Governo Federal beneficiando as comunidades de Jenipapeiro, Lagoa dos Caboclos, Poço Doce, Lagoa do Mato e Gamileirinha, Caiçara de Baixo e Córrego dos Ana, Cavalo Bravo, Formosa, Córrego das Panelas, Lagoa Velha, Lagoa de Baixo, Porteiras, Córrego de São Francisco e Canafístula. Também faz parte do programa, mais de 700 cisternas de placas já cadastradas.

2)    Escola Agrícola - Na Vila de Caçara, sede do Distrito de Caiçara, está sendo construída uma escola agrícola de grande significado para impulsionar o desenvolvimento da Agricultura Familiar do Município de Cruz e região circunvizinha.

3)    Escola Estadual de Ensino Médio - Na comunidade do Preá, a construção de uma monumental Escola Estadual do Ensino Médio ofertará, aos estudantes, uma educação de qualidade com conforto e estrutura que faz inveja aos que desejam uma educação que prepare os jovens para um futuro melhor. Logo estará em funcionamento.

4)    Aeroporto Internacional de Jericoacoara – porta de entrada para a Rota das Emoções. O Município de Cruz prepara-se para inaugurar uma infraestrutura turística que irá mobilizar a economia do Município e cidades vizinhas com a geração de emprego e renda, sendo o terceiro polo de turismo e lazer do Brasil e o maior do Nordeste Brasileiro. Uma mega estrutura está sendo construída para melhor atender aos turistas e visitantes.

5)            5) Asfaltamento da Estrada do Preá -  Asfaltar esta estrada, que dar aceso a Praia do Preá, passando pelas comunidades de Córrego dos Ana, Vila de Caiçara, Cavalo Bravo até a Praia do Preá é o mais antigo projeto citado nos palanques há 30 anos. Já foi motivo de muitas piadas e descrença, mas, que, agora, já é uma realidade à vista. Os trabalhos foram iniciados e as esperanças se renovam. Construção de bueiros, afastamento de cercas e desmatamento são algumas tarefas em execução. São 12Km de estrada que é a principal via de acesso às praias que ficam na Rota das Emoções. Milhares de veículos circulam diariamente por este trecho de muita poeira no verão e muita água e lama no período das chuvas. O Prefeito Adauto Mendes não tem medido esforços para conclusão desta via de acesso à Praia do Preá, iniciando na Comunidade de Lagoa dos Monteiro.
São construções, que uma vez concluídas e entregues à população, são fatores de progresso, base econômica e desenvolvimento social que irão alavancar a economia da região gerando milhares de empregos.
Os Municípios de Cruz e Jijoca de Jericoacoara são os que mais crescem no Estado do Ceará na economia e população. Imóveis são comercializados, diariamente, a preços astronômicos.
Mesmo com a crise política que vem prejudicando a economia do Brasil, o Município de Cruz continua se desenvolvendo e fazendo jus ao trabalho de seu povo que nunca perdeu a esperança e luta por dias melhores. São realizações que fazem do governo de Adauto Mendes um marco na história do desenvolvimento do Município de Cruz, Litoral Norte do Ceará.


Dr. Lima



quarta-feira, 11 de maio de 2016

O COMITÊ DE BACIA HIDROGRÁFICA DO ACARAÚ REALIZOU REUNIÃO EM TAMBORIL




Cruz. O Comitê de Bacia Hidrográfica do Acaraú – CBH-Acaraú, realizou sua 17ª Reunião Extraordinária, na manhã do dia 10/06/2016, na Câmara Municipal de Tamboril com a presença de representantes da Sociedade Civil, Poder Público e convidados.
A reunião começou com o Café da Manhã e terminou com um almoço para os participantes.

 O Presidente do Comitê de Bacia Sr. João Marcelo fez a abertura da reunião saudando a todos os presentes, apresentou a pauta da reunião e determinou a leitura da Ata da reunião anterior. Em seguida falou sobre o 18º Encontro Nacional dos Comitês de Bacia que acontecerá em Salvador nos dias 03 a 08 de julho de 2016. O Comitê de Bacia do Acaraú vai mandar dois representantes: O Presidente do Comitê João Marcelo e Roseangela representante da Câmara Municipal de Tamboral que foram escolhidos pela assembleia.

A Coordenadora do Núcleo Técnico da COGERH – Sobral Patrícia apresentou o Quadro Situacional da Bacia Hidrográfica do Acaraú com foco no Açude Araras e informou que a Bacia do Acaraú acumula 11,5% de sua capacidade total de armazenamento de água.
A COGERH faz o monitoramento em 153 municípios do Estado do Ceará, sendo que, atualmente, 7 sangraram, 36 encontram-se com volume morto (abaixo da saída das comportas) e 21 estão completamente secos.

Bartolomeu da COGERH de Sobral respondeu a vários questionamentos feitos pelos membros do Comitê e esclareceu sobre os métodos e responsáveis pelo sistema de operação e fiscalização das adutoras que abastecem as cidades de Ipu, Crateús e Nova Russas.
A Assessora da Presidência da COGERH e Analista em Gestão dos Recursos Hídricos Ana Araújo Koelfat apresentou o Projeto de Lei sobre a Bacia do Acaraú referente proteção, funcionamento e sustentabilidade dos recursos hídricos da Bacia.
O representante da Carita de Sobral Sr. Juarez Sá fez uma abordagem sobre os perigos que a Mina de Uranio de Itataia, no Município de Santa Quitéria, poderá trazer para as comunidades vizinhas e população do Vale do Acaraú e solicitou que fosse convidadas autoridades para debater o assunto e esclarecer a população sobre o funcionamento da mina e os perigos que poderão acarretar para a população, que está temerosa, pois o uranio é um minério radioativo, embora se reconheça a sua importância para a economia do município com geração de emprego e renda. Outro questionamento se refere a grande quantidade de água que será consumida pela mina, quando estiver em pleno funcionamento, pois trata-se de uma região que enfrenta escassez de recursos hídricos.

 Spot Instrutivo sobre a Bacia Hidrográfica do Acaraú. A COGERH e o Comitê de Bacia estarão lançando um spot para ser veiculado pelas emissoras do Vale do Acaraú com o propósito de sensibilizar as pessoas sobre a importância da preservação do Rio Acaraú e o uso racional e sustentável da água como um bem público e um patrimônio da humanidade. A gravação ficará por conta da voz potiguar do Dr. Lima, radialista da Rádio FM Comunitária de Abril em Cruz que também é Membro do Comitê de Bacia.
Índios Tabajaras. A Serra dos Matos, Município de Monsenhor Tabosa é habitada pelos índios Tabajaras, citados por José de Alencar em seu Livro Iracema, que lutam pela demarcação de suas terras e pela retiradas dos brancos que adentraram em suas terras. Foram convidados para participarem da reunião para darem seus depoimentos sobre a situação por eles vividas e o interesse que eles tem sobre a preservação das nascentes do Rio Acaraú.
Os índios foram bastantes enfáticos ao relatarem a situação em que vivem e demonstram uma clara compreensão sobre a importância de preservação do rio e de suas matas ciliares. Luzia Canuto, líder dos índios Tabajaras, falou em nome da tribo indígena. A Índia Neuza destacou a importância do apoio que vem recebendo do Comitê de Bacia e de várias outras instituições públicas e privadas, mas solicitou celeridade no andamento dos processos e tomadas de decisões e pediu para que fosse realizado um seminário com a presença dos índios e dos moradores da área. Sebastião Messias, o índio sanfoneiro, disse que estava satisfeito com o apoio recebido e que também citou havia outras etnias indígenas na região das nascentes do Rio Acaraú, dentre eles os Índios Potyguaras.

O Comitê de Bacia é um órgão colegiado com poderes de representar e deliberar sobre decisões de interesse dos usuários dos recursos hídricos da Bacia do Acaraú. Realiza reuniões ordinárias e extraordinárias conforme a necessidade e sempre prioriza o encontro em um município diferente para que todos possam participar deste momento tão nobre para o Rio Acaraú. São quarenta instituições da Sociedade Civil e do Poder Público com assento no Comitê.


Dr. Lima