terça-feira, 26 de março de 2013

FESTA DE SÃO JOSÉ, ATÉ O PROXIMO ANO!

Cruz. “Olhando o mar azul, vejo a ti/Feliz até sonhei.../Mas o ano se passou/Só ilusão ficou, chorei/As lágrimas caindo, sobre a areia/Quente do verão, onde nós dois, vivemos o amor”. Altemar Dutra
clip_image002
Adauto, Prefeito de Cruz/CE (PT)
A Festa de São José é um momento quando as pessoas se encontram para recordar tempos passados, momentos vividos com amor, reencontro de amigos, desfrutar as belezas dos “verdes mares bravios”, ver as ondas quebrando sobre a areia, sentir a brisa salitrada quem vem do mar e contemplar a imponência de seus coqueirais, que na hora da partida, agitam suas folhas como um “lenço verde em despedida”. É sempre assim.
Cada ano, um novo momento é desfrutado pelos banhistas que, com o advento das câmeras fotográficas registram todos estes momentos. Tive a oportunidade de caminhar pela praia, em companhia do velho amigo radialista Abelardo Martins e podemos observar todos estes momentos.
clip_image004
Multidão na Praia do Preá

clip_image006
Corpo de Bombeiros de Sobral/CE
Mulheres de todas as idades, cores e formosura registravam este momento que talvez seja único ou poderá ser repetido, mas nunca igual. Os policiais não eram os mesmos de anos anteriores, os bombeiros, os coordenadores do evento, vendedores, as bandas de forró eram todos diferentes. Os bombeiros me disseram que a equipe era composta pelos Subtenentes Costa e Silva e Batista, Sargento Cleomarcio, Cabo Pontes e o Soldado Falcão.
A Banda de Musica Municipal Cônego Manoel Valdery abrilhantou a abertura da festa religiosa. As comunidades vizinhas participaram das novenas que foram celebradas pelo Padre Marcone da Area Pastoral do Distrito de Caiçara. Bandas de forró fizeram a diversão por dois dias. As canoas faziam espetáculos agitando suas velas novas e multicores, presente da prefeitura, onde cada embarcação homenageava uma comunidade do município de Cruz. Barracas padronizadas vendiam o de comer aos banhistas fazendo apresentação de seus produtos da gastronomia local.
Carros chegavam de todos os lugares: ônibus, caminhões, motos e automóveis com placas que identificavam suas origens.
A avaliação dos banhistas e visitantes foi de um evento organizado e de muita tranquilidade. Todos se divertiram. O mar estava convidativo, com agua limpa, maré baixa e muita calmaria. Não houve registro de acidentes nem de prisões de meliantes. A Policia PMtur fez a segurança com muita eficácia. A equipe do Procidadania também contribuiu para garantir a segurança dos banhistas.
clip_image008
Secretário de Transportes de Cruz - Demir

O Prefeito Adauto, com sua comitiva, esteve presente, conversou com os banhistas e pode sentir a satisfação deles com a organização do evento. Conversei com o Secretario de Transportes Demir que dizia está satisfeito com os resultados alcançados pela organização do evento.
Felizes, todos retornaram para suas casas na esperança de que São José mandasse um bom inverno para os agricultores e que no próximo ano todos estejam de volta para mais um Dia de São José em Preá.
clip_image010
Praia do Preá

Após a despedida, a praia transforma-se em deserto e tudo volta a calmaria com as canoas ocupando o seu verdadeiro espaço.

Dr. Lima

segunda-feira, 18 de março de 2013

TUDO PRONTO PARA A TRADICIONAL FESTA DE SÃO JOSÉ EM PREÁ, CRUZ/CE

 
Cruz. A Praia do Preá, Distrito de Caiçara, Município de Cruz, Litoral Oeste do Estado do Ceará, à 300 km de Fortaleza, faz os últimos preparativos para a realização da Tradicional Festa de São José em Preá, dia 19 de março. Esta sendo esperado mais de 20.000 visitantes para o tradicional banho de mar que existe há mais de 30 anos no Dia de São José que também é o Padroeiro do Ceará.
clip_image002
Canoas na Praia do Preá - cruz/CE

Este ano, a prefeitura de Cruz vem dando total apoio ao evento, com reposição de lâmpadas da iluminação publica e limpeza das ruas, coleta de lixo, deslocamento de postes, poda de arvores e organização com barracas padronizadas e instalação de chuveiros coletivos para os banhistas. Placas de sinalização indicam os locais de estacionamento e a área da praia será fechada para o transito de veículos durante os dois dias de festa.
Haverá apresentação de bandas e regata de canoas. A banda de Musica Municipal Conego Manoel Valdeir abrilhantará a ultima noite de novena e uma ambulância está de plantão durante a realização da festa.
A segurança tem sido outra preocupação do Prefeito Adauto (PT) trazendo reforço policial que está preparado para agir em qualquer eventualidade e já esta fazendo ronda pela comunidade observando a presença de suspeitos, na tentativa de coibir a ação dos marginais e garantir absoluta segurança aos visitantes no Dia de são José. Quem circula pelas ruas e avenidas do Preá, encontra-se com a viatura a qualquer hora do dia ou da noite, em uma ação que dá garantia de tranquilidade para a população e visitantes. No momento, a situação é de absoluta tranquilidade, pois, não há registro de nenhuma ocorrência na área policial nos últimos dias.
clip_image004
Barracas para a Festa de São José em P, 19 de março

No Dia de São José, a Maré estará cheia às 9h30min e a praia está bastante convidativa, pois a agua está limpa e a praia não apresenta nenhum tipo de sujeira.
A estrada que dar acesso à Praia do Preá, já passou por mais um serviço de parolamento, no final da semana passada, visando garantir maior acessibilidade aos visitantes. Um carro pipa está molhando a estrada para facilitar a compactação e a diminuição da poeira enquanto a chuva não vem.
clip_image006
Artesanato na Telha

Os barraqueiros já começaram a instalação de seus pontos de venda com pessoas que vem de Acaraú, Sobral, Camocim e Recife. Os produtos são bastante diversificados como, por exemplo, milho verde a R$ 1,00 a espiga, algodão doce, pipoca, brinquedos, óculos e artesanato na telha produzido pelo artesão João Nicio Bezerra de Souza da cidade de Recife. A garotada se diverte pulando nas câmeras elásticas.
Se para os banhistas o que importa é o momento de diversão no Dia de São José, para os agricultores, que sofrem com as agruras da seca, este dia é a ultima esperança para o inicio da quadra invernosa para o Ceará e o Nordeste Semiarido que vem sofrendo com a falta de chuva. 

Dr. Lima

quinta-feira, 7 de março de 2013

SITUAÇÃO INUSITADA NA PRAIA DO PREÁ




Cruz/CE. A Comunidade da Praia do Preá, no Distrito de Caiçara, 36 Km da sede do município tem uma população estimada em 3.500 habitantes. Para atender a demanda escolar, a Escola Estadual de São Francisco da Cruz instalou um Anexo do Ensino Médio que funciona desde 2010, nas dependências da Escola Leopoldo Manoel e Sede da Associação Comunitária. Atende aos estudantes das comunidades vizinhas de Formosa, Cavalo Bravo, Vila de Caiçara, Corrego dos Ana, Caiçara de Baixo e Corrego das Panelas.
Praia do preá - Cruz - CE
 Esta comunidade, luta pela construção de uma escola que ofereça melhores condições de funcionamento para o Ensino Médio. Sonho que se transformou em realidade. Os recursos já foram liberados, o Governo do Estado já assinou a Ordem de Serviço, com a presença do Prefeito de Cruz Adauto e do Secretário de Educação Pedro. A comunidade escolar aguarda com ansiedade o inicio da construção do prédio. Mas, há um ditado popular que diz que “o Diabo quando não vem manda seu secretário” e foi isto o que aconteceu. Um grupo de políticos, ainda consternado com a derrota, nas ultimas eleições, que nada fez pela comunidade durante 27 anos em que estive no poder, mobiliza-se para impedir a construção desta escola e promete ir até a SEDUC – Fortaleza, com o objetivo de protestar contra a construção da escola. Fato inusitado e até constrangedor para uma comunidade que reivindicava a construção desta escola há muitos anos. Atualmente, os alunos do Ensino Médio estudam em condições de favor em prédios que não oferecem as devidas condições de funcionamento.
                                      
                                    
Fabio Lima, um jovem na esperança de futuro melhor
Sentindo-se prejudicados, com esta atitude, alunos e professores marcaram uma reunião para hoje, sexta feira, 7, às 18 hs, para tratar deste assunto. Alunos, professores, pais, Igreja Catolica, Federação das Associações - FAC, Sindicato dos Servidores Municipais e representantes das comunidades vizinhas estão indignados com esta atitude.
Se for impedida a construção da escola, os recursos serão devolvidos e a comunidade ficará sem escola, pois, segundo Daniel do o CREDE - 3, em Acaraú, o projeto não poderá ser transferido para outra localidade, pois o terreno já foi doado pela Prefeitura de Cruz para que o Governo do Estado do Ceará pudesse construir esta planta.
Dr. Lima