terça-feira, 25 de setembro de 2012

ANIVERSÁRIO NATALÍCIO DO PROFESSOR VINGT-UM ROSADO



O professor Jerônimo Vingt-un Rosado Maia, um dos ícones da cultura potiguar completaria hoje, se estivesse vivo, 92 anos de idade.
Filho do farmacêutico Jerônimo Rosado Maia e de Isaura Rosado Maia, Vingt-un Rosado, natural de Mossoró, era o vigésimo primeiro filho do casal e foi o último a falecer, em 21 de dezembro de 2005. Criador da "Coleção Mossoroense", Jerônimo Vingt-un Rosado Maia deixou uma significante contribuição cultural.
Escritor e historiador, Vingtun foi caracterizado como uma grande personalidade cultural.
Ele criou a Coleção aos 29 anos de idade, proporcionando a Mossoró um status cultural de grandeza. A editora, mantida até hoje pela Fundação Vingt-um Rosado, reúne um vasto acervo composto por mais de quatro mil títulos.
Jerônimo Vingt-um Rosado era formado em agronomia e foi por anos professor e diretor da Escola Superior de Agricultura de Mossoró (Esam), hoje Universidade Federal Rural do Semi Árido (Ufersa). Integrante de família composta quase que em sua totalidade por políticos, Jerônimo Vingt-un Rosado Maia ainda se aventurou a concorrer a um cargo eletivo. Ele foi candidato a prefeito de Mossoró, em 1968, sendo derrotado. No ano de 1973, tentou novamente ingressar na vida pública e foi eleito vereador.
Apesar da veia política, o historiador dedicou sua vida à ciência e à cultura. Por sua dedicação aos estudos da região, Vingt-un Rosado era considerado o maior pesquisador de assuntos do semiárido nordestino, do cangaço e também do mossoroísmo, como ele chamava os assuntos ligados à sua terra natal.
 Faleceu em 21 de dezembro de 2005, em Natal, capital do Rio Grande do Norte. Levado para Mossoró foi velado no prédio central da UFERSA, antiga Escola Superior de Agricultura de Mossoró - ESAM, fundada por ele. 

Fontes: O Mossorense e Colégio Brasileiro de Genealogia

Postado por Dr. Lima
Ex-aluno do professor Vingt-un